Egípcio Hieroglífico – Nova turma de graduação em História (Licenciatura) – FCSH-Universidade Nova de Lisboa

No próximo semestre académico teremos a nossa quinta turma regular de Introdução ao Egípcio Hieroglífico. Nosso curso dedica-se ao chamado Egípcio Médio Clássico, mas apresenta algumas comparações estruturais com elementos lexicais e gramaticais do chamado Egípcio Arcaico (fase anterior) e o Egípcio Tardio (estágio posterior). Essas comparações são pontuais e visam apenas efeito didático como complemento ao respectivo conteúdo a ser apresentado.

Será a segunda turma a adotar oficialmente a primeira gramática em língua portuguesa para o egípcio hieroglífico. A turma de 2017 utilizará a 2ª edição da obra, lançada originalmente no final de 2014 e relançada em Julho de 2016, pela Editora Chiado de Lisboa.

https://www.chiadoeditora.com/livraria/gramatica-fundamental-de-egipcio-hieroglifico

O curso de introdução ao egípcio hieroglífico é uma experiência obrigatória para aqueles que nutrem alguma ambição em dedicar-se profissionalmente à Egitpologia. Um curso avançado, dedicado ao estudo detalhado do sistema verbal egípcio é oferecido para turmas de Mestrado em História Antiga (Egiptologia), bem como uma cadeira de leitura de fontes primárias. A nossa gramática é utilizada em todas as etapas do aprendizado da língua.

No curso de introdução aprendemos o essencial da estrutura da língua egípcia Clássica. Iniciamos o curso discutindo as convenções egiptológicas referentes a como se transcrever corretamente um texto hieroglífico, como se estabelece uma transliteração e como se lê aquilo que está escrito. Essa etapa é muito simples e visa apenas evitar que os alunos reproduzam absurdos que possam vir a escutar em certos programas de televisão e outros ambientes pseudo-acadêmicos.

A seguir, estabelecemos um estudo dos elementos das frases em lições temáticas que contam com exercícios em aula e lições de casa. Nossa ementa para o curso de introdução inclui:

  1. Estrutura e funcionamento dos hieróglifos
  2. Substantivos
  3. Adjectivos
  4. Preposições
  5. Advérbios
  6. Pronomes
  7. Numerais
  8. Partículas e Interjeições
  9. Sintaxe de Frases Não-Verbais
  10. Estrutura e Morfologia do Verbo
  11. Formas Finitas do Verbo (sDm=f)
  12. Forma narrativa (sDm.n=f)

Em adição a esse conteúdo, apresentamos um formulário essencial que se verifica com frequência em epigrafia funerária.

No curso de introdução não indicamos dicionário. A gramática oferece um vocabulário inicial de cerca de 900 palavras. Esse número aumenta sensivelmente se lhe adicionarmos numerais, pronomes, locuções, etc.

Um diferencial entre o nosso curso de introdução e outros cursos similares que são ensinados na Europa, é que já no primeiro semestre os alunos visitam um museu e estudam diretamente um ou mais objectos como parte de sua avvaliação. Creio que esse diferencial seja muito relevante, pois os alunos podem experimentar um pouco do que é o nosso trabalho de campo.

favicon

Related Posts

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>